Bacalá com fregola

  • Anette Musso
  • 18/jul/2014
  • 0 Comentários

bacalhá com fregola 2 013

Sempre achei uma bobagem comemorar o dia do amigo. Talvez, por acreditar que amigo de verdade não precisa de uma data especial. Celebro o convívio com meus amigos todos os dias e isso os torna tão especiais.

Mas, vez por outra sou contaminada pelas campanhas de buzz marketing e acabo cedendo aos seus apelos. Recebi varias mensagens que me motivaram a fazer uma busca no “mestre dos mestres”, Dr. Google e aprofundar meus conhecimentos sobre a data. Confesso que não sabia e fiquei apaixonada pela explicação.

A ideia de criação da data ( 20 de julho ) surgiu do dentista e professor argentino Enrique Ernesto Febbraro, pois o mesmo analisava que a partir da chegada do homem à lua, o mundo não teria mais fronteiras, deixando de existir as barreiras nos relacionamentos entre as nações, independente da raça, da ideologia ou da religião.

Na data, Enrique promoveu uma grande festa na capital Argentina, dedicando-a aos amigos. O evento foi um sucesso e a comemoração passou a ser adotada por outras pessoas, se difundindo por todo o mundo. A oficialização da data aconteceu com o decreto nº 235/79.

Em razão da comemoração e criação da data, Enrique Febbraro foi homenageado, recebendo duas indicações ao prêmio Nobel da Paz. Lindo, não?
Assim, decidi homenagear meus amigos com uma comidinha prá lá de especial. Bacalá com fregola . Mais uma receita italianíssima, tirada do fundo do baú. Bacalhau – todo mundo conhece, mas, fregola é para poucos. A fregola é um tipo de massa originária da região da Sardenha. É semelhante ao cuscuz israelense. A fregola são umas bolinhas de massa de semolina com 2-3mm de diâmetro. As bolinhas são levadas ao forno para torrar. Este processo desidrata a massa ao mesmo tempo que confere cores variadas às bolinhas. A escala vai do bege claro ao marrom passei do ponto. Depois de cozida a fregola provome um festival de sabores na nossa boquinha nervosa. Ora um sabor suave, ora um sabor mais acentuado. Uma maravilha!.

bacalá com fregola (2)

A preparação típica da Fregola é com um molho à base de tomate com amêijoas. Decidi utilizar o bacalhau que já estava dessalgado no frezzer. Não sou muito fã de amêijoas e outros bichinhos que moram dentro de conchas. São gosmentos demais.
Assei o bacalhau com azeite e alho. Cozinhei a fregola e na hora de montar o prato achei que estava tudo da mesma cor. As ervilhas congeladas e os buquezinhos de brócolis híbrido deram o colorido que eu queria. Reguei com azeite, provei o sal. Uma delícia. Agora, só faltam os amigos.
Sejam bem vindos. A casa é sua, hoje e sempre!!!

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO