DSCN68622

Sabia que o pão de batata tem certidão de nascimento?

  • Anette Musso
  • 19/mar/2015
  • 0 Comentários

Nem sempre é possível precisar a data de nascimento de uma receita, mas o pão de batata tem até  certidão de nascimento comprovando que ele foi criado em 14 de janeiro de 1790, há mais de dois séculos.

Durante o caos provocado pela Revolução Francesa e da queda da Bastilha, o parlamento contratou o cientista francês Antoine-Augustin Parmentier, que recebeu a autorização para trabalhar uma fórmula de se preparar pão sem farinha de trigo ou de centeio.

Ele fez bem mais do que inventar o Pão de Batata. Anteriormente a este período, ele havia experimentado diversas formas de preparar o tubérculo para provar aos franceses que a batata não era venenosa.
Preparou purês, fritou, cozinho, assou. Testou de todas as forma. Ainda, bem. Que seria da humanidade sem as batatas.

A gastronomia passou a partir destas contribuições, a viver uma nova historia. Boa parte do mundo deixou de passar fome. A descoberta deu nova dimensão a economia e valores étnicos. Transformou a agricultura alemã, deu nova qualidade calórica aos egípcios e elevou à China a maior produtora mundial da batata. Aos italianos propiciou a produção de nhoque, aos belgas, batatas fritas. Para os russos e polacos, base para a vodca, aos espanhóis, as tortilhas, aos portugueses o caldo verde e mais batatas nas bacalhoadas.

Van Gogh pintou o quadro dos proletários reduzidos a condição de “comedores de batatas”. O Mestre Escoffier, publicou 60 receitas utilizando a iguaria. O Chef Ducasse divulgou uma fórmula esplendorosa para seu purê: 1/2 kg de batatas e 1/2 kg de manteiga.

E tantos outros mestres (chefs), que produziram, desenvolveram e brilharam com um ingrediente que em séculos passados na Europa, era simplesmente comida para porcos.

Euzinha não poderia ficar de fora e apresento a receita do meu delicioso pão de batata

Pãezinhos de batata

Ingredientes

3 ½ de xícaras de farinha de trigo
1 tablete de fermento para pão
½ xícara de leite morno
300g de batatas cozidas e amassadas
2 ovos
2 colheres de sopa de margarina
1 gema para pincelar
Sal a gosto

Prepare assim: Reserve ½ de farinha de trigo. Misture o fermento como leite morno, as batatas, a margarina e acrescente o restante da farinha de trigo até a massa ficar firme. Deixe crescer por 30 minutos. Junte a farinha reservada na massa e pegue pequenas porções de massa com as mãos enfarinhadas, formando os pãezinhos em uma assadeira antiaderente e deixe crescer por mais 20 minutos. Pincele com a gema e leve ao forno médio, por cerca de 30 minutos.

DSCN68752

Pãozinho de batata combina com geleia. A minha favorita é a de frutas silvestres da Queensberry, adoçada com suco de frutas. Muuuuito boa!

 

DSCN68802

Ops, acabou!!!!

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO