Bolo de rolo

  • Anette Musso
  • 18/dez/2013
  • 2 Comentários

bolo de rolo 2 003

O bolo de rolo, iguaria que chegou ao Brasil nos livros de receitas  dos portugueses, foi introduzida no Brasil unicamente pelo Estado de Pernambuco.  É bom esclarecer, desde o início, que bolo de rolo não é rocambole.  O verdadeiro bolo de rolo tem receita e forma única de ser feito.

Conta a história que quando as damas de Portugal chegaram ao Brasil, trouxeram na bagagem os seus utensílios de cozinha, mas, que decepção!!! Faltavam os ingredientes que estavam  acostumadas a usar em seus tradicionais doces, como:  pêra, marmelo, amêndoas, pinhões, cravo, canela e gengibre. Então o jeito foi substituir por produtos locais como: caju, goiaba, banana, abacaxi, castanha de caju, amendoim, milho, coco.

O bolo de rolo ganhou um recheio novo: goiabada. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Essa massa finíssima é enrolada com uma camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole. As camadas são sobrepostas e o resultado é um doce delicado. Preparar o bolo de rolo exige paciência e na maioria das vezes o ideal é encomendar a quem já tem prática no manuseio da massa e do recheio, não é, Virgínia?

O bolo de rolo é uma sobremesa, mas também pode ser servido no lanche acompanhado com café. O bolo de rolo é uma opção elegante para substituir o tradicional bem casado, uma sugestão criativa para lembrancinhas de aniversário e brindes corporativos. Sem falar que faz o maior sucesso na mesa de Natal.bolo rolo mini 006

Pela Lei Ordinária Nº 379/2007 o bolo-de-rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.

Bolo de rolo

Ingredientes

200 g manteiga em temperatura ambiente

1 1/2 xicara de chá de  açúcar

6 ovos (claras em neve separadas)

1 1/2 xicara de farinha de trigo

1/2 xicara de chá de leite

1 colher de chá fermento em pó

margarina e farinha para untar

açúcar para polvilhar

Recheio: 500g de goiabada derretida com consistência de geleia.

Prepare assim: Bata na batedeira a manteiga, açúcar e as gemas até formar um creme espesso e claro. Acrescente a farinha aos poucos, leite e o fermento colocando alternadamente. Pare de bater e junte as claras em neve delicadamente. Unte e enfarinhe 5 formas de 30 x 40 cm e 1 cm de altura. Coloque a massa distribuindo entre as formas. Asse em forno médio preaquecido por 5 minutos. Retire do forno e desenforme em um pano úmido espalhe um pouco do recheio. Enrole como um rocambole. Faça o mesmo com a outra massa, só que não vai enrolar, coloque o rocambole já enrolado na ponta da massa com o recheio e enrole a massa envolvendo o rocambole já pronto. Recheie a outra massa e passe o recheio e enrole no rocambole já enrolado novamente, até acabarem todas as massas. Corte as rebarbas para um melhor acabamento.

Polvilhe com açúcar e sirva.

Ajudinha:

Bolo de rolo da Virgínia. Acesse https://www.facebook.com/boloderolovix

Publicidade

2 COMENTÁRIOS

  • Ana Cláudia Santos - 12 de julho de 2017 às 13:40

    Boa tarde. Gostaria de saber qual o papel ideal para embrulhar o bolo de rolo. Se é o selofane é que tipo. Ou se é o plastico filme que tipo

    • Anette Musso - 22 de agosto de 2017 às 15:41

      prefiro papel manteiga. é mais firme e mais fácil de trabalha, ok?

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO