cronograma_limpeza_economia_domestica

CRONOGRAMA E PLANEJAMENTO DA ROTINA DOMÉSTICA

  • Lucy Mizael
  • 14/fev/2012
  • 40 Comentários

Todo mês sou contratada para criar um PLANEJAMENTO DAS ROTINAS DOMÉSTICAS e treinar a empregada ou faxineira de alguma cliente, afinal, cuidar da  limpeza e organização de uma casa nao é tarefa fácil.
Depois de 3 anos de experiência cheguei a conclusão de que a melhor opção é criar um cronograma simples e objetivo.

Além do cronograma – planejamento, dou o treinamento para a empregada, faxineira ou dona da casa. Neste treinamento personalizado, ensino como e quando limpar cada item e material da casa.
Além do cronograma diário é importante comprar uma agenda para agendar as tarefas quinzenais, mensais, bimestrais e semestrais.Cada casa tem sua rotina, seus hábitos, tamanho, perfil diferente.
O 1º cronograma que divido com vocês, criei para uma arrumadeira que não  trabalha na cozinha, não lava e não passa.
Recomendo:
1º) Em uma folha de papel crie uma tabela com os dias da semana – período manhã e tarde
2º) Defina o que fazer em cada dia e período
3º) A limpeza de todo dia deve ser feita em todos os cômodos da casa: varrer, retirar o pó, passar pano, limpar ou lavar banheiro
4º) 1 dia por semana faça faxina em um cômodo, assim no fim da semana não precisa de uma faxina geral.
5º) Você deve ensinar a sua empregada como limpar cada móvel, utensílio da sua casa, pois cada material (inox, madeira, acrilico, vidro, espelho, mdf, laca, cana da índia, vime, madeira demolição, porcelanato) deve receber um tratamento especial para se manterem limpos e conservados.
Muitas pessoas me perguntam se é possível ter uma casa IMPECÁVEL com 01 funcionária que faz tudo: organiza, limpa, faz almoço, lava e passa.
Minha resposta é: DEPENDE DA CASA E DE SEUS MORADORES!
Segue abaixo o cronograma.

TODOS OS DIAS: Limpar todos os cômodos da casa: varrer, retirar poeira, passar pano no chão, limpar banheiros.1º Recolher objetos espalhados pela casa e guardar

2º Montar kit limpeza, separar material de trabalho

3º  MANHÂ: Faxinar cômodo especifico do dia

4º: TARDE: Limpar toda a casa, lavar panos de poeira e de chão, limpar vassouras.

 

 
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
Cronograma 2 – Todas as atividades
 
 
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
 

 
SOLICITE UMA AVALIAÇÃO – ORÇAMENTO GRATUITO!

Treinamento, Planejamento e Cronograma das Rotinas Domésticas. 

·        Personalizado – na sua casa !·       Elaboração das rotinas domésticas/cronograma completo impresso em fichas

·       Lista de cuidados com materiais diversos (madeira, inox, porcelanato etc.)

·        Aula Prática!



Abraços e até o próximo post! 

Soluções práticas para  o seu dia a dia!

 

Lucy Mizael27 8167-3414

Personal Organizer

Consultora doméstica do ESTV 1ª Edição / TV Gazeta

Comentarista da Rádio CBN Vitória

 

Publicidade

40 COMENTÁRIOS

  • reni s. nascimento preta - 8 de agosto de 2012 às 22:51

    otimo gostei muito obrigada.

  • reni s. nascimento preta - 8 de agosto de 2012 às 22:54

    boas dicas…obrigada

  • reni s. nascimento preta - 8 de agosto de 2012 às 22:57

    otimo obrigado por essas dicas super importante, valeu

    • Lucy Mizael - 8 de agosto de 2012 às 23:41

      Olá Reni.
      Obrigada pelo carinho,
      Bjos e continue nos visitando

  • Monique - 6 de setembro de 2012 às 10:16

    olá gostaria de mais informações:
    tenho uma secretaria que me ajuda mais a mesma só trabalha pela manhã, mais ela nao organiza as coisas, só faz alguma coisa diferente quando eu mando fazer ! gostaria que você me ajuda-se a montar um rotina pra ela ! minha casa e pequena só tem cinco comados 2 quartos uam banheiro e cozinha. e o quintal e bem grande por favor me ajude!
    Att. Monique

    • Lucy Mizael - 6 de setembro de 2012 às 22:27

      Olá Monique,
      Aqui no blog eu disponibilizo informações…
      No seu caso, seria uma consultoria, caso tenha interesse, me ligue ou envie um email para agendarmos uma avaliação. Você mora em Vitória?
      Atenciosamente,

  • Gustavo - 11 de setembro de 2012 às 15:15

    Otimas dicas.
    Tenho casa de praia com 800mtrs com 1 casal de funcionarios.como dividir e fazer rotina de tarefas?

    • Lucy Mizael - 11 de setembro de 2012 às 17:59

      Olá Gustavo,
      Obrigada por nos visitar.
      Fica difícil criar um cronograma, fazer um planejamento sem uma avaliação. Aqui disponibilizo informações, tento passar o que sei para que cada pessoa possa criar seu cronograma. Se estiver na grande Vitória, entre em contato para agendarmos uma avaliação – uma consultoria.
      Abraços.

  • Anonymous - 13 de setembro de 2012 às 15:52

    Sua experiência é de grande ajuda,mas gostaria que você postasse um cronograma para uma dona de casa fazer no dia-a-dia porque até mesmo nós muitas vezes precisamos de ajuda, desde já agradeço a sua atenção!.

  • Vivi - 5 de outubro de 2012 às 10:32

    Olá, Lucy!
    Descobri seu blog e estou vasculhando por ele todo pra pegar todas as dicas! Sou dona de casa por meio período apenas, no outro trabalho. Desde que casei, há 2 anos, tenho muita dificuldade para arrumar a casa e criar uma rotina, até porque eu nunca havia feito isso a minha vida inteira! Gostaria de saber se há a possibilidade de fazer a consultoria a distância… moro em Brasília. Obrigada, Viviane

    • Lucy Mizael - 16 de outubro de 2012 às 20:58

      Ei Vivi,
      Não faço consultoria a distancia.
      Bjos

  • Vivi - 5 de outubro de 2012 às 10:35

    Olá, Lucy!
    Descobri seu blog e desde então estou vasculhando ele todo pra conseguir dicas!
    Sou dona de casa por meio período e no outro trabalho. Desde que casei tenho tido muita dificuldade para manter uma rotina de limpeza e organização da casa, grande parte porque eu nunca tinha feito essas coisas na vida, e simplesmente não sabia como fazer e qual a frequencia! Gostaria muito de uma consultoria, porém moro em Brasília… você também dá consultoria à distância?! Desde já agradeço! Abraço, Vivi

  • Anonymous - 22 de outubro de 2012 às 13:18

    Vc teria mais dicas? queria uma avaliação grátis…porque vou começar a trabalhar em novembro e minha empregada que antes só trabalhava duas vezes na semana agora trabalhará todos os dias….. me ajuda vai…..tenho crianças tb e ela trás a filha …não temos problema quanto a isso mais duas crianças… e ela vai cozinhar , passar , lavar …fazer tudo e ainda cuidar das coisas do meu filho…..me ajudar se não for muito caro queria até ver com vc como podemos fazer isso….bjux meu Email [email protected]

    • Lucy Mizael - 24 de outubro de 2012 às 19:06

      Olá Fernanda, tudo bem?

      A consultoria gratuita é do blog, aqui divido as dicas para que cada pessoa elabore o seu cronograma em casa.
      Se quiser criar um cronograma especifico para você, teremos que agendar uma avaliação.
      Aguardo seu contato.
      Abraços,

  • Anonymous - 22 de novembro de 2012 às 08:44

    Lucy, gostaria de um cronograma especifico para organizar minha casa. Como faço ?
    Priscila ([email protected])

  • Marcia - 5 de julho de 2013 às 02:11

    Olá Lucy. Gostaria de uma cronograma específico para organizar as tarefas da minha empregada. Estou no Rio de Janeiro. É possível? Caso vc não possa, te, alguém para indicar aqui no RJ?
    Obrigada. Bjs Marcia.

  • Akemi - 21 de agosto de 2013 às 10:22

    Olá Lucy, adoro seu blog!!
    O cronograma é muito jóia, vc deveria publicar um pra quem trabalha fora e só tem a noite pra fazer o serviço doméstico, pois com tão pouco tempo fica difícil se organizar neh?
    Abraços

  • patricia marins - 4 de setembro de 2013 às 15:39

    O cronograma é muito jóia, vc deveria publicar um pra quem trabalha fora e só tem a noite pra fazer o serviço doméstico, pois com tão pouco tempo fica difícil se organizar neh?
    Abraços

  • patricia marins - 4 de setembro de 2013 às 15:40

    O cronograma é muito jóia, vc deveria publicar um pra quem trabalha fora e só tem a noite pra fazer o serviço doméstico, pois com tão pouco tempo fica difícil se organizar neh? casa com 2 quartos tenho dois finhos quintal muito grande me ajude por favor.
    Abraços

  • beatriz fonseca - 4 de dezembro de 2013 às 09:31

    gostria que me ajudasse a fazer uma planilha com tarefas para minha funcionaria, copeira arrumadeira e outra para meu funcionario serviços gerais, limpa terraço, piscina, vidros jardim etccccc
    obrigada
    Beatriz

  • beatriz - 4 de dezembro de 2013 às 09:38

    gostei muito das suas dicas!!!!!!

  • Bianca - 11 de janeiro de 2014 às 09:25

    Olaa… Estou encantada com seu site.. não consigo parar de ler todos os dias uns artigos…. hehehehe Pesquisando na net, encontrei seu site por acaso e lendo fui perceber que vc tb é daqui do meu estado.. simplesmente amei !!! Sou casada, tenho uma filha de 3 anos e semmmmpre tive dificuldades em deixar minha casa sempre limpa e arrumada… sempre tenho uma faxineira para dar uma geral aqui de 15 em 15 dias.. mas nunca dá certo… algumas nao me adaptei.. e as poucas que gostei muito, acabaram indo embora pois mudaram de emprego etc… e nesses momentos sempre acabo pensando “eu vou dar conta sozinha” … e nunca consigo.. sempre me sinto muito cansada… e sempre acho que nao sei limpar a casa direitinho hehehehe então agora (comecei essa semana) estou iniciando um metodo que achei o maximo.. que é limpar um (ou dois ) comodos por dia… e estou adorando … estou me adaptando ainda… e essas dicas do site estão sendo perfeitas pra mim… e ainda por minha sorte, moro na reta da penha, pertinho da suiça hehehehe … queria agradecer a vc por todo esse carinho e dedicação… obrigada mesmo.. de coração !!!

    • Lucy Mizael - 15 de junho de 2014 às 17:54

      Olá Bianca,
      Siga em frente! Faça por partes e nao desista!
      Obrigada pelo carinho, seja sempre bem vinda
      bjo grande

  • CLAUDIA MARIA FRANCO ARCOVERDE - 10 de março de 2014 às 19:07

    Minha casa tem 530 m2,sendo 03 quartos, 01 escritório, salas com 03 ambientes, cozinha, DCE e tenho dificuldade em arranjar 01 funcionária que faça tudo, as pessoas que moram aqui não são bagunceiras, e já tive pessoas que faziam tudo.Me ajude a fazer uma rotina que satisfaça.A moça tem 25 anos,só quer trabalhar oito horas por dia ( o que não dá 44 horas semanais, sendo que elas não quer trabalhar sábado)

  • JULLIANA V HOLANDA - 15 de março de 2014 às 15:39

    Oi Lucy,
    estou no momento com uma funcionaria,ja tive duas, falei com a minha funcionaria e ela
    esta disposta a assumir a casa toda.Moro em apartamento com marido e 3 filhos(7,9,13)
    trabalho so ate 13hs.gostaria sugestao cronograma diario.Um dia na semana terca almoco
    fora

    • Lucy Mizael - 19 de março de 2014 às 19:30

      Olá Juliana Holanda, tudo bem?
      Você mora no ES? Me passa seu telefone que agendamos um bate papo e orçamento.
      Bjokas

  • Adriana Rocha - 17 de março de 2014 às 11:06

    Bom dia ,
    Gostaria de saber se conhece alguem no Rio de Janeiro que faz este tipo de trabalho .
    Obrigada
    Adriana Rocha

    • Lucy Mizael - 19 de março de 2014 às 19:25

      Olá Adriana,
      Conheço sim, a Adriana Westerberg 21 9.8866.5892
      Abraços,

  • marcela - 26 de março de 2014 às 17:50

    oi eu gostaria de ajuda alias uma grande ajuda eu não consigo organizar minha casa como eu gostaria.
    1º que não consigo lavar todas as minhas roupas.
    2º que não consigo passar não sei oque eu tenho.
    as vezes eu planejo lavar roupa depois limpar a casa só que quando chega na hora eu desanimo 100%
    isso esta afetando meu casamento pois meu marido não admite isso ele não gosta de ver roupas jogada pela casa e minha casa é pequena demais ou seja tem 1 quarto,1 banheiro,sala,copa e cozinha e o quarto é muito pequeno e eu tenho que colocar 2 berço dentro dele.
    me ajuda por favo não quero mas brigar com meu esposo por causa de arrumação de casa.
    tem como me ajudar?
    ass: marcela

    • Lucy Mizael - 30 de março de 2014 às 23:15

      Olá Marcela,
      Cuidar de uma casa, manter uma rotina requer pratica. Fique tranquila é fazendo que aprende!
      Converse com amigas ou parentes que conseguem cuidar da casa, que consegue administrar o lar.
      Você tem 2 filhos e cuidar da casa e dos filhos realmente é trabalhoso, peça ajuda para colocar as coisas em ordem.
      Ter uma rotina – o que fazer todo dia é muito importante para nao se perder.
      Por exemplo: de manha lave a roupa (coloque na maquina) organize o quarto, faça as camas. Faça o almoço dê comida as crianças.
      A tarde, limpe a cozinha e o banheiro.
      3 dias da semana vc tira pra lavar a roupa e 2 dias para passar.
      Bjos e boa sorte!

  • Bianca - 30 de março de 2014 às 10:19

    Lucy,

    Como faço pra achar minhas msgs no site ??

    me desculpe.. 🙁
    obrigada

  • Monique Talia - 19 de agosto de 2014 às 15:48

    Monique Talia Camargo,de Itararé SP…

  • Tereza Esther - 12 de setembro de 2014 às 10:43

    Quero saber de posso fazer o curso ou programe
    In line p minhas necessidades.

  • Mônica - 3 de outubro de 2014 às 08:32

    Lucy, me ajuda, preciso treinar minha empregada e eu mesma nem sei por onde começar. Queria conversar com vc sobre isto, vc ainda faz este serviço? Como faço para te contratar?

  • MARCELA - 22 de outubro de 2014 às 10:17

    Eu preciso saber se existe uma ordem na limpeza dos cómodos, pois a faxineira primeiro varre os quartos depois vai para o patio, depois para a cozinha, depois …. e está em todo lugar ao mesmo tempo….
    Eu preciso estudar, e não suporto quando ela joga as panelas, mas nunca sei quando vai limpar o que?
    Antes ela comia minha comida congelada (esfihas no congelador), o que eu posso fazer? Já coloquei bilhetes….
    Acho que falta muito estudo na ordem da arrumação das casas!

  • Viviane Teresinha Ferreira - 18 de janeiro de 2015 às 10:28

    Oi Lucy, vc é simplesmente maravilhosa!!! Obrigada por dividir com nós tudo o q vc sabe!!! Tudo de bom!!!

  • Maria - 8 de abril de 2015 às 16:51

    Lucy minha casa sempre foi desarrumadinha, no final de semana é uma loucura gostaria de um cronograma para quem trabalha, fora como eu. Que o único tempo disponível são alguns dias á noite, segunda, quinta e sexta.

  • Marina Cavalcanti - 9 de abril de 2015 às 14:23

    Obrigada!
    Ajudou muito!

  • Regina Celeste Martini - 1 de junho de 2015 às 00:33

    Boa noite,

    Gostei demais de suas matérias e a forma como foram apresentadas, gostaria de sugerir a inclusão de um curso de organização e limpeza do lar pelo site.

    Parabens e obrigada pela materias e disponibilização de conhecimento

    Regina

  • MANDERLEY PTAK _ - 2 de junho de 2015 às 22:18

    Parabens, consultora: orientações nota 10

    Vou segui-las.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO