bijoux

COMO CUIDAR E LIMPAR BIJOUTERIAS

  • Lucy Mizael
  • 23/out/2014
  • 0 Comentários

bijoux

Quem não gosta de uma bijuteria? Algumas peças são lindas e bem mais baratas do que as joias. O que ninguém gosta é quando elas começam a descascar ou mudar de cor, não é mesmo?

Bijuterias normalmente são feitas de latão ou níquel e são banhadas com uma camada bem fina de ouro, prata ou ródio. Mas mesmo tendo um banho de metais nobres, existem várias razões para a sua bijuteria descascar, manchar ou perder o brilho

  • O contato com a água por exemplo, é uma delas. A água pode manchar, descolar pedrarias e enferrujar suas peças.
  • Produtos de limpeza, perfumes e até spray de cabelo podem descascar e alterar a cor das bijuterias por terem em sua composição solventes ou produtos químicos mais agressivos.
  • Outra coisa que estraga as nossas bijuterias e mancha até metais nobres como a prata, é o ar que respiramos. O oxigênio com o tempo também oxida as peças e pode manchar.

 

Como prevenir que as bijuterias estraguem?

Aqui estão algumas medidas simples, mas que vão assegurar que suas bijuterias fiquem bonita e brilhantes por muito mais tempo:

  • Sempre que for lidar com água, como por exemplo para lavar louça, lavar as mãos, tomar banho ou nadar, tire seus anéis, colares, brincos e pulseiras.
  • A mesma coisa se for fazer faxina na casa e lidar com produtos de limpeza. Assim você evita que elas manchem ou descasquem.
  • Quando for se arrumar para sair, aplique spray de cabelo, hidratante, maquiagem ou perfume antes de colocar suas bijuterias para evitar que esses produtos também grudem na suas peças, aumentando a chance de elas mancharem ou estragarem.

 

Quais as dicas de limpeza para limpar as bijuterias que já estão sujas ou manchadas?

A principal dica é evitar todo o excesso de líquido, seja água ou outros produtos. A água pode manchar as peças, descolar pedras e desgasta o fundo brilhante do strass, fazendo ele perder a graça.

Para limpar, faça uma mistura de partes iguais de xampu de bebê e água. Pode ser bem pouquinho mesmo, como por exemplo meia colher de chá de cada um. Com a ajuda de um cotonete ou uma escova de dentes com cerdas bem macias esfregue a mistura na sua peça de bijuteria e enxágue rapidamente em água fria. Seque imediatamente com uma toalha macia. Se possível, use um secador de cabelo na temperatura fria para ter certeza de que a peça secou completamente ou deixe perto de uma janela aberta para arejar.

Mas lembre-se de não usar água morna ou secador em temperatura diferente da fria, pois o calor pode manchar as peças ou amolecer a cola das pedrarias. A mesma regra vale para a luz do sol.

 

Como guardar e organizar as bijuterias para conservá-las por mais tempo?

  • Tire suas bijuterias ao final do dia e limpe com um paninho de microfibra. Isso ajuda a remover quaisquer resíduos de suor, poeira, perfume ou maquiagem que possam ter ficado na peça.
  • Guarde-as em saquinhos plásticos separados e fechados para evitar o contato entre elas e minimizar a oxidação pelo contato com o ar.

 

  • Outra alternativa para proteger suas bijuterias e organizá-las em uma caixa com divisórias próprias e forrada internamente com veludo. A caixa fechada previne um pouco do contato com o ar e o veludo evita que suas peças arranhem.
  • Para quem tem bastante joias e bijuterias, aqui tem um artigo que mostra e ensina várias dicas sobre como organizar suas peças favoritas.

 

New-Range-Rover-2012-white

 

Mãos à obra!

Bjos mil

Lucy Mizael

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO