Sou de uma grande safra? De 1970 a 1979…

  • Luiz Cola
  • 05/set/2010
  • 4 Comentários

Descubra se você (seu pai, filho ou alguém que você goste) nasceu numa grande safra e que vinhos do ano de seu nascimento foram os melhores. Nesta quarta lista, relaciono as safras de 1970 a 1979, que devem ter a maior audiência, pela provável faixa etária dos internautas…
1970 – Se você é um italianófilo, 1970 foi um grande ano para você! A Toscana ainda pode ser apenas uma sombra do Piemonte, mas ambos estão soberbos. E, como todos os amantes de vinho tinto sabem, também foi um ano maravilhoso em ambas as margens de Bordeaux. Mas as bênçãos não param por aí: este é um grande ano para saciar sua sede de Portos ou Champanhes Vintage.
1971 – Um excelente ano para tintos e brancos piemonteses e alemães, muito bom nos Borgonhas tintos e brancos, bons no Pomerol e Saint-Emilion e nos tintos australianos. Se não bastar e você tiver um desejo ardente por um Rioja, em geral, você com sorte!
1972 – É melhor encobrir as deficiências deste Vintage em particular, porém se você está realmente desesperado para se apossar de uma garrafa para o aniversário, você pode encontrar alguns tintos potáveis na Borgonha ou no Rhône. Outra opção é fingir que nasceu no ano anterior…
1973 – Tudo vai  ficar bem desde que você tenha uma garrafa de branco. Este foi um ano verdadeiramente  top para o Riesling alemão e Champanhe Vintage. Infelizmente, se você prefere tintos a brancos, você está sem sorte: 1973 foi um ano de fracasso em Bordeaux, Borgonha e Rhône. *Sugestão pessoal: procure Riojas como o Martinez Bujandas Grandes Reservas, que já bebi e está maravilhoso!
1974 – Oops! A menos que você tenha uma garrafa de Champanhe Vintage, 1974 deixa pouco para comemorar.
1975 – Se você tem um tinto da Toscana ou um Riesling alemão desta safra, que seria o equivalente do mundo do vinho de um charuto Cohiba: meus parabéns!
1976 – Felicite-se se você é um dos poucos sortudos com uma adega cheia de Rieslings alemães ou Champagnes Vintage. Você também não estará muito mal se estocou Bordeauxs da margem direita, australianos de alta qualidade ou Borgonhas de grandes produtores. O prêmio de consolação fica para quem tem algumas garrafas de Merlot californiano ou Chianti desta safra.
1977 – O ano de 1977 foi terrível! Ao menos você pode se consolar com uma garrafa de Vinho do Porto Vintage …
1978 – Que deleite! 1978 foi um ano de “quebra” no Piemonte, Rhône e nos tintos da Borgonha. Também foi muito bom na margem esquerda de Bordeaux, em Champagne e no Napa Valley.
1979 – Bordeaux da margem esquerda (Médoc), do Rhône, da Toscana e os vinhos doces de Sauternes e Barsac são as estrelas de 1979. Não espere muito no entanto, da Espanha ou dos vinhos do Novo Mundo.

Amanhã seguirá mais uma parte: de 1980 a 1989!

Publicidade

4 COMENTÁRIOS

  • Bruno Paiva - 4 de julho de 2017 às 13:21

    ola se possivel gostaria de uma informacao sobre um vinho que ganhei. É um Vinho Santa Helena de 1974 Vendimia por (Vinex) sao as informacoes que encontrei nele,gostaria de algumas informacoes sobre e locais de venda se ainda existei,tomei ele e gostei muito agradeco desde ja,forte abraco e parabens pelo blog

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 4 de julho de 2017 às 17:10

      Olá Bruno,
      Os vinhos chilenos com o rótulo “Santa Helena” são elaborados pela Vina San Pedro desde os anos 1940 até os dias de hoje.
      É claro que essa safra não está mais disponível para venda, mas há uma vasta gama de vinhos feitos com essa marca e disponíveis no mercado brasileiro.
      De modo geral, são relativamente baratos e podem ser achados na maioria dos supermercados do Brasil.
      Abs,
      Luiz Cola

  • Herbet Machado - 15 de julho de 2017 às 06:30

    Olá,

    Ganhei uma garrafa de vinho rosado licoroso R.G., de São Roque, safra 1972. Tem algum valor comercial?

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 15 de julho de 2017 às 16:25

      Olá Herbet,
      Lamento, mas o vinho em questão não tem valor comercial relevante.
      Abs,
      Luiz Cola

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO