Vinhos: 5 dicas sobre os benefícios e malefícios dessa bebida

  • Luiz Cola
  • 23/abr/2011
  • 37 Comentários

Muitas pessoas apreciam um bom vinho com sua família, amigos ou em um jantar a luz de velas, onde essa bebida acaba dando um toque especial.
Atualmente o vinho não ganha espaço somente para o paladar e sim para a saúde também, pois ele é excelente para a saúde por conter uma substância que é rica em antioxidantes chamados de polifenóis e flavonóides, que trazem os benefícios para o coração, á dieta e ajuda a combater o envelhecimento precoce.
A nutricionista Greice Carolina diz: “Isso se deve mais especificamente ao polifenol chamado de transresveratrol, presente nas cascas das uvas tintas, o que mais influência tem sobre nosso corpo, especialmente no que diz respeito à formação do colesterol bom”.
Para adquirir os benefícios do vinho, ele deve ser consumido diariamente em uma taça mas sem exageros, por isso confira abaixo algumas dicas:
1. Evite o risco do câncer
Cientistas da Universidade de Harvard (EUA) informam que, o alto consumo de produtos que contém as substâncias antioxidantes são capazes de diminuir 24% a possibilidade de a pessoa contrair o câncer. Os cientistas observaram no período de oito anos a alimentação de quase 26 mil gregos que seguem uma dieta mediterrânea.
A chefe da equipe nutricional da Minha Vida á Roberta Stella informa: “Essa dieta é composta por azeitonas e azeites, grãos inteiros, pouca carne vermelha e muitos vegetais, peixes e frutos secos é bem diferente dos padrões brasileiros, mas deveria ser seguida em todo o mundo devido a sua ótima composição nutricional”.
2. Identifique sua personalidade
Segundo um estudo feito pelos países da Austrália e Grã-Betanha, as pessoas que preferem tomar um bom vinho tinto (doce) podem ser consideradas mais impulsivas, porém aquelas que preferem o vinho seco são as mais simpáticas e abertas.
A nutricionista Greice Carolina diz: “Mas vale lembrar que o vinho tinto é o que possui maiores concentrações de antioxidantes”.
3. Controle sua balança
Tome cuidado para não consumir demais essa deliciosa bebida, pois segundo um estudo feito nos EUA, o consumo excessivo do vinho tinto pode ajudar a ganhar um peso, que é muito desagradável para as mulheres que estão em uma dieta. Para se ter uma idéia a cerveja, vinho branco e até mesmo o licor tem bem menos calorias que o vinho doce.
Outra pesquisa feita em 1997 na Universidade do Colorado (EUA) concluiu que os homens saudáveis podem beber até duas taças de vinho por dia sem ganhar peso.
4. Combata ás dores nas articulações
A substância polifenóis do grupo resveratrol encontrada no vinho pode ajudar na parte analgésico do organismo, auxiliando assim os pacientes que são vitimas da artrite.
5. Cérebro aguçado
Alimentos como vinho, chocolate e chá podem ajudar no melhor desempenho do cérebro. Para chegar a essa conclusão foram feitos vários testes com mais de 2 mil noruegueses com idades entre 70 e 74 anos, e foi constatado que as pessoas que consumiam esses alimentos obtiveram um melhor resultado nos testes diários.
E para finalizar o neurologista da Unicamp Ricardo Teixeira deixa uma dica: “Uma boa receita para o cérebro pode ser um cálice de vinho tinto à refeição, um pedacinho de chocolate amargo na sobremesa e um chá verde antes de sair da mesa. Pra melhorar, só se tiver um peixe rico em Omega 3 como prato principal”.
Ficam ai as dicas desse artigo, e não se esqueça de praticar regularmente atividades físicas para evitar outras doenças comuns no sedentarismo.

Publicidade

37 COMENTÁRIOS

  • Marcelo Ramos - 16 de outubro de 2015 às 08:30

    E quais são os malefícios?

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 16 de outubro de 2015 às 08:45

      Olá Marcelo,
      Como qualquer coisa, o excesso é sempre maléfico. O consumo de álcool em demasia ataca o fígado e o coração. O alto valor calórico da bebida também pode contribuir para o aumento de peso e sobrecarga do metabolismo. Ou seja, em doses moderadas (até dois copos diários = 200 ml) ele é benéfico. Mais do que isso em doses frequentes, vai fazer mais mal do que bem.

      Abs,
      Luiz Cola

      • kethilyn - 11 de setembro de 2016 às 16:36

        muito obrigada
        me ajudou muito em um trabalho que estou fazendo sobre o vinho

  • fatima - 19 de dezembro de 2015 às 19:43

    meu esposo bebe 2 litros e mais um copo de vinho tinto todos os dias tem 69 anos,isso é prejudicial?

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 19 de dezembro de 2015 às 20:49

      Olá Fátima, em média, os limites desejáveis de consumo diário de vinho giram em torno de 2 taças de 125 ml por dia ou 1/3 de uma garrafa padrão. Os 2 litros e um pouco mais de seu marido fogem um pouco dessa média. Sugiro que ele reduza gradativamente esse volume, evitando danos futuros…
      Abs,
      Luiz Cola

  • SANDRA ANDRADE - 16 de junho de 2016 às 08:43

    EU JÁ OUVI DIZER QUE VINHO TINTO SECO AJUDA NO EMAGRECIMENTO DEVIDO A UMA CERTA SUBSTANCIA QUE CONTÉM,AGORA LEIO E ME DIZEM QUE PODE AUMENTAR O PESO. EU TOMO UMA TAÇA AO ALMOÇO E DUAS AO JANTAR,O MELHOR É DEIXAR DE BEBER? TENHO 54 ANOS E ANDO COM DORES NAS ARTICULAÇÕES,ENTÃO O VINHO AJUDA-ME POR UM LADO E PREJUDICA-ME POR OUTRO?DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 16 de junho de 2016 às 08:48

      Olá Sandra,
      Fique tranquila! Em doses moderadas, uma a duas taças por dia, o vinho é benéfico para sua saúde.
      Quanto a emagrecer ou engordar, lembre-se que ele é um alimento relativamente calórico. Fique de olho nos acompanhamentos…
      Abs,
      Luiz Cola

  • Rodrigo - 21 de junho de 2016 às 22:49

    Eu tenho uma dúvida referente as diferenças e benefícios entre os vinhos industrializados e coloniais, e qual tipo seria o mais recomendado para o consumo diário?

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 21 de junho de 2016 às 23:05

      Olá Rodrigo,
      Não muita diferença intrínseca do ponto de vista da elaboração, seja industrializado (larga escala) ou colonial (normalmente feito com castas não viníferas). O que importa, na maioria das vezes, é a qualidade e sanidade das uvas, capazes de transferir para os vinhos seus compostos “saudáveis” (como os flavonóides, por exemplo…). Isso vale até para os sucos integrais de uva!
      Beba com moderação e fique saudável…
      Abs,
      Luiz Cola

  • Maria José - 25 de junho de 2016 às 15:34

    Meu marido toma toda semana uma garrafa de vinho seco, eu reclamo e falo que faz mal mas ele diz que não, ele diz que é bom para a saúde

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 25 de junho de 2016 às 19:33

      Olá Maria José,
      Em doses moderadas (1 a 2 taças por dia), o vinho realmente contribui para a saúde do homem segundo diversas pesquisas médicas.
      Se o seu marido consome uma garrafa por semana de maneira distribuída, não vejo nenhum problema. Mas não posso dizer o mesmo se ele consome a garrafa toda de uma vez…
      Abs,
      Luiz Cola

  • Silvana - 7 de julho de 2016 às 08:46

    Bom Dia, os benefícios do vinho se aplicam aos suaves? Obrigada!

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 7 de julho de 2016 às 09:32

      Olá Silvana,
      A princípio, até o suco de uva é benéfico para a saúde. O problema dos vinhos “suaves” é que são eles tem adição de açúcar não oriundos da própria uva (de cana ou beterraba, comumente). Como você deve saber, açúcar refinado não é nem um pouco benéfico à saúde…
      Abs,
      Luiz Cola

  • Augusto Souza - 17 de agosto de 2016 às 08:23

    Muito bacana suas dicas e orientações. Congratulações. Augusto – SP/SP

  • michel - 2 de setembro de 2016 às 08:22

    boa tarde eu tomo duas taça de vinhos por dia.
    mais eu tomo remedio pra ansiedade tem algum problema?
    eu tomo EXODUS ( Oxalato de Escitalopra)

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 2 de setembro de 2016 às 11:45

      Olá Michel,
      Não tenho como te responder isso. Consulte o seu médico!
      Abs,
      Luiz Cola

  • Renilde - 13 de junho de 2017 às 09:40

    o consumo da uva ou vinho branco, causa alteração no intestino do meu esposo, no sentido de ter que ir mais vezes ao banheiro. Gostaria, por gentileza, que me explicasse a razão, se houver, claro.
    obrigado, pela atenção, desde já.

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 14 de junho de 2017 às 18:40

      Olá Renilde,
      Como não sou médico, não tenho condições de sugerir qualquer diagnóstico. Recomendo que procure um alergista para seu marido e faça os testes de praxe.
      Abs,
      Luiz Cola

  • suzana - 18 de junho de 2017 às 11:52

    OBRIGADO,MUITO MARAVILHOSO Suas Dicas e Orientações!”SALUTE”

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 19 de junho de 2017 às 14:49

      Suzana,
      Que bom que gostou… Santé!!!
      Luiz Cola

  • Poliana - 1 de julho de 2017 às 22:12

    Meu marido demora para beber vinho, mas quando quer beber ele devora 3 garrafas de uma vez, isso pode causar algum mau?????

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 2 de julho de 2017 às 15:47

      Olá Poliana,
      Tudo que consumimos em excesso pode nos fazer mal…
      O vinho, se bebido com moderação e regularidade, pode até contribuir para a saúde e bem-estar de seu marido, mas sem excessos!
      Abs,
      Luiz Cola

  • Isabel Aparecida Bertulini - 17 de julho de 2017 às 16:55

    Costumo tomar até duas garrafas de vinho nos finais de semana,na semana não tomo isso pode fazer mal a minha saúde.

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 17 de julho de 2017 às 18:15

      Olá Isabel,
      Do ponto de vista da saúde, o ideal é o consumo moderado e regular (até duas taças por dia). De qualquer modo, seu hábito de consumo não chega a ser excessivo (considerando que você partilha essas garrafas com outras pessoas, é claro!).
      Abs,
      Luiz Cola

  • JOSÉ ANTONIO MACIEL LIMA - 10 de agosto de 2017 às 23:02

    Obrigado pelas informações sobre os Vinhos. Voltarei a pesquisar em outras oportunidades.

  • ROBERTO - 14 de setembro de 2017 às 14:03

    Eu bebo 01 garrafa de vinho tinto por dia, tenho 53 anos e me sinto bem.

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 14 de setembro de 2017 às 15:16

      Olá Roberto,
      Que privilégio!
      Abs,
      Luiz Cola

  • pedro augusto - 18 de setembro de 2017 às 21:23

    criancas abaixo de idade pode tomar vinho na faixa de uam metade de um copinho de chá??

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 19 de setembro de 2017 às 09:55

      Pedro,
      O metabolismo do álcool é meio lento em crianças. No máximo, faça como as famílias europeias, coloque um dedo de vinho no copo e dilua com um pouco de água…
      Abs,
      Luiz Cola

  • Isabel - 21 de setembro de 2017 às 11:34

    Boa tarde.
    Há pouco mais de um ano adquiri o hábito de tomar entre duas a três taças de vinho verde durante a refeição do almoço.
    Hoje realizei uma ecografia abdominal e o laudo diz que tenho um fígado aumentado “fígado gordo”, visto que tenho uma alimentação balanceada fazendo uso diariamente de legumes e saladas cruas e cozidas, evitando frituras e comidas gordurosas, faço caminhadas diarias de 1:30hs o meu questionamentos é se meu fígado poderia estar aumentado pelo consumo da bebida alcoólica? ??
    Agradeço desde já a atenção
    Obrigada

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 23 de setembro de 2017 às 17:26

      Isabel,
      Não tenho como lhe dar essa resposta, afinal eu não sou médico.
      Mesmo assim, acho improvável.
      Sugiro que consulte seu clínico geral e esclareça essa questão com ele.
      Abs,
      Luiz Cola

  • Ly Lhopes - 11 de outubro de 2017 às 10:49

    Olá… Amei as dicas. Sou cardíaca e brigo sempre com um colesterol causado por estresse, estou caminhando e fazendo exercícios e cuidando de minha alimentação. Na dieta, a nutricionista sugeriu o recomendado sobre o uso do vinho, Pediu que fosse o vinho seco. Gostaria de saber se devo fazer a substituição,vendo que li acima sobre as adições de açúcares não oriundos dele. Obrigada pelo esclarecimento. Um ótimo site. Parabéns.

  • Ly Lhopes - 11 de outubro de 2017 às 10:54

    …Quando referi aos açúcares não oriundos do vinho, falo do vinho suave. Penso que consumindo todos os dias o recomendado para nós mulheres que é o 125 ml, podem não fazer tão bem, devido ao açúcar contido nele. É isto? Obrigada. 😉

  • Sergio - 12 de outubro de 2017 às 08:13

    Eu bebo uma garrafa por dia a noite, faz mal??

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 13 de outubro de 2017 às 10:56

      Olá Sérgio,
      Algumas pessoas conseguem beber uma garrafa inteira por ocasião, mas eu recomendaria que você ficasse na metade desse volume.
      Os eventuais benefícios do consumo de vinho se perdem se a quantidade de álcool ingerida for excessiva.
      Moderação é tudo, meu amigo!
      Abs,
      Luiz Cola

  • Maria Lucimar de Souza - 15 de novembro de 2017 às 07:33

    Gostaria de algumas sugestões de vinho, tenho 55 anos e gostaria de apreciar vinho. Não bebo nada alcoólico.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO