7% da população tem sintomas de intolerância ao vinho!

  • Luiz Cola
  • 06/jul/2012
  • 12 Comentários

Aproximadamente 7% da população adulta sofre de algum tipo de intolerância ao vinho, principalmente ao tinto. Esta é a conclusão de um estudo realizado por investigadores Universidade Johannes Gutenberg, publicado na “Deutsches Ärzteblatt International”.

Os autores avaliaram 948 questionários que tinham sido dirigidos a pessoas adultas. Concluíram que as mulheres (8,9 por cento) são mais dadas à intolerância do que os homens (5,2 por cento). As reações mais citadas incluem vermelhidão na pele, comichão e sangramento nasal.
Apesar do consumo moderado de vinho tinto ter efeitos positivos na saúde, pode provocar, por vezes, reações alérgicas mais ou menos graves. “Estudos sobre a frequência da intolerância na população não tinham sido ainda realizados”, dizem os investigadores.
A base desta investigação foi um questionário sobre o consumo de vinho e a incidência das alergias ou sintomas de alergia depois do consumo. Assim, em 2010, quatro mil pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 70 anos, foram selecionadas aleatoriamente entre os 145 mil habitantes da cidade de Mogúncia, na Alemanha.
Dos quatro mil enviados só 1114 questionários foram devolvidos e, destes, apenas 948 considerados válidos. O questionário tinha perguntas sobre o consumo semanal de vinho, cerveja e licor. Tinha também uma lista de sintomas que poderiam sentir depois do consumo de vinho tinto, branco e rosé. Foram questionados também a frequência com que ocorriam os sintomas.
O questionário abordava igualmente a intolerância ao pólen, pó, látex, medicamentos, marisco, frutos secos, leite, maçãs, cerejas, laranjas, pêssegos, kiwis, morangos, ameixas, uvas, bananas, cenouras, pimenta, álcool e cerveja.
Os investigadores perceberam que as pessoas com sintomas de intolerância ao vinho tinto têm frequentemente outras intolerâncias alimentares. Estes resultados, afirmam os investigadores, não indicam necessariamente uma verdadeira alergia, mas antes uma intolerância ao álcool, aos sulfitos ou a outros ingredientes que compõe o vinho.

Publicidade

12 COMENTÁRIOS

  • Eduardo - 18 de maio de 2016 às 22:22

    Minha esposa sempre tomou vinhos, mas de uns meses pra cá sente coceira e vermelhidão ao ingerir vinho tinto. Ela tem 34 anos e vai procurar um dermatologista.

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 18 de maio de 2016 às 23:43

      Olá Eduardo, é possível que ela tenha adquirido alguma intolerância ao sulfito presente na conservação dos vinhos. Experimente algum vinho sem sulfito adicionado (vinhos naturais) e faça o teste. Se for algum outro elemento presente no vinho, aí não tem jeito…
      Abs,
      Luiz Cola

  • Davi - 28 de agosto de 2016 às 02:45

    Depois que comecei a tomar vinho eu tive ataques de toce e catarro será que é mesmo por causa do vinho a alergia que vcs falam causa toce também eu nunca tive isto eu notei que foi depois que comecei a tomar e outro dia tomei e me atacou a toce tive que fazer nebulizacao para parar.

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 28 de agosto de 2016 às 11:37

      Olá Davi,
      Não sou médico para afirmar ou descartar tal hipótese. É possível, mas o idela é procurar um especialista para tirar essas dúvidas com ele.
      Abs,
      Luiz Cola

  • Pedrina - 26 de setembro de 2016 às 09:23

    Olá, em um primeiro momento tomei um pouco de vinho branco suave pela primeira vez inclusive, no dia seguinte acordei com os lábio inferior inchado dolorido e muito vermelho no interior da boca, pensei ser qualquer coisa menos do vinho, tempo depois voltei a tomar e pra minha surpresa voltou a se repetir. ainda assim pensei na possibilidade de não ser. mas pra minha surpresa voltei a provar, dessa vez do tinto. tomei dois goles, foi o suficiente pra no dia seguinte a boca apresentar o mesmo sintoma mas dessa vez mas leve.

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 26 de setembro de 2016 às 10:57

      Olá Pedrina,
      Pelo que você descreveu, realmente deve haver algum componente no vinho que lhe causa uma reação alérgica.
      Sugiro que consulte seu médico e tente identificar se isso procede e qual é a origem.
      Abs,
      Luiz Cola

  • Luiza - 8 de dezembro de 2016 às 20:35

    Acho que meu marido tem alergia a algum componente do vinho, toda vez que toma vinho tinto, ele fica com uma acidez horrível na boca, virilhas e nos olhos. Ele não concorda porque gosta muito de vinho mas tenho certeza absoluta. Algum componente do vinho faz mal a ele. Como posso descobrir?? Qual exame deve fazer????

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 9 de dezembro de 2016 às 08:40

      Olá Luíza,
      Acredito que o melhor a fazer é consultar um alergista e descobrir se há algum componente do vinho que possa estar causando esses sintomas descritos por você.
      Abs,
      Luiz Cola

  • Ligar Marques - 1 de janeiro de 2017 às 22:05

    Olá, pela terceira vez sofri com alergia ao vinho, fiquei muito vermelha, principalmente nos membros inferiores, minhas mãos ficaram inchadas e doloridas, acabei de sair do hospital, é estranho porque nunca tive isso, começou de uns meses pra cá, fui medicada com um antialérgico, estou melhor agora.
    Para quem também sofre da mesma coisa, procurem sempre o médico, para que não haja complicações…
    Lilian Marques

  • SUELI A C LELLIS - 8 de janeiro de 2017 às 07:43

    Olá, tbem tomei vinho branco e fiquei com os membros inferiores todo vermelho e coçando.
    Passou uma semana, tomei o vinho novamente em maior quantidade e a vermelhidão se espalhou pelo corpo todo. Fui ao médico e estou tomando antialérgicos. Mas não posso assegurar ainda se é realmente o vinho, é apenas uma hipótese, pois não ingeri outro tipo de alimentação ou bebida diferentes. NUNCA TIVE ESSE PROBLEMA ANTES.

  • Graça Amstutz - 19 de abril de 2017 às 16:08

    Eu tenho vermelhidão e muita coceira no corpo. Já fui no medico e ainda não resolvi… hoje depois que li este Report tenho quase certeza que é do vinho.. pq hoje moro na Europa e aqui tomamos muito vinho…porque antes não tinha esse problema…será que existe algum tipo de vinho que não cause esse problema. Porque meu problema ficou muito sério e já procurei muitos médicos e até agora nada resolveu. Qdo fui de férias para o Brasil e passei dois meses e não tomei vinho não senti mais nada.. mas ao retornar voltei a tomar vinho está comerçando o problema… me ajude.. que exame posso fazer para saber a razão das coceiras e vermelhidão???

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 20 de abril de 2017 às 00:17

      Olá Graça,
      Acredito que seja possível o vinho ter uma parcela de culpa nessa história (provavelmente devido aos sulfitos), mas quem pode dar a palavra final é um médico da área de alergia. Eles fazem uma série de testes capazes de detectar qual substância lhe causa tais problemas.
      Abs,
      Luiz Cola

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO