Quanto açúcar existe numa taça de vinho?

  • Luiz Cola
  • 05/jul/2015
  • 4 Comentários

Calorias à parte, o consumo excessivo de açúcar pela sociedade moderna é uma preocupação crescente dos organismos de saúde ao redor do mundo. Segundo eles, nossa dose diária não deveria exceder 50 gramas para as mulheres e 70 gramas para os homens. Dentro desses parâmetros, os riscos de surgirem problemas de saúde decorrentes do uso abusivo de açúcar como a obesidade, doenças cardíacas ou diabetes (tipo 2) ficam bastante atenuados.

Por exigências dos orgãos de saúde, a maioria dos alimentos e bebidas industrializadas já trazem nos rótulos a quantidade de açúcar contida neles, inclusive naqueles que contém álcool. No caso dos destilados (como a vodka ou o whisky), a quantidade de açúcar é praticamente zero, mas se eles forem associados a drinks ou coquetéis, a coisa muda drasticamente. Um simples Gin Tônica (25o ml) contém 18 gramas de açúcar e numa Cuba Libre (250 ml) esse número sobe para 28 gramas, mais da metade do consumo diário recomendado!

E no caso dos vinhos? Como saber a quantidade presente numa taça média (125 ml) de vinho? Tudo vai depender de que tipo de vinho estamos falando…

De um modo geral, os vinhos secos não causam muita preocupação nesse sentido, pois tem baixa quantidade de açúcar (menos de 1 g por taça nos tintos e cerca de 1g nos brancos). Mas quando se trata de vinhos meio-secos, fortificados ou de sobremesa, devemos ter um pouco mais de atenção na dose a ser consumida. Esses vinhos podem conter de 8 gramas de açúcar residual por litro (espumantes demi-sec) até mais de 150 g/l (no caso de um Tokaji 6 Puttonyos).

Naturalmente, esses vinhos mais doces e os fortificados costumam ser consumidos num volume muito menor (entre 50 a 100 ml) que dos vinhos secos, mas as pessoas com propensão a ter problemas decorrentes do consumo elevado de açúcar devem ter atenção especial com eles.

Como em tudo mais nas nossas vidas, o consumo moderado de vinhos é a garantia de usufruir desse prazer sem causar danos à saúde!

Publicidade

4 COMENTÁRIOS

  • Marcio Guerini Guerreiro - 28 de janeiro de 2017 às 11:54

    Existe um aparelho que eu possa medir a quantidade de açúcar por litro, logo após a confecção do vinho,antes de engarrafa-lo?

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 30 de janeiro de 2017 às 09:50

      Olá Márcio,
      Existe o glucômetro, usado para avaliar o teor de açúcar nas uvas. Depois de elaborado o vinho, a análise é feita em laboratório.
      Não sei dizer se há algum aparelho portátil específico para essa finalidade.
      Abs,
      Luiz Cola

  • Adilson - 11 de agosto de 2017 às 20:21

    Tomo vinho aproximadamente 35 anos(tenho 56 anos),gostaria realmente de uma dica de como escolher um bom vinho…como identificar realmente um bom vinho pois acho que não consigo ficar sem minha taça de praticamente quase todos os dias e a propósito,qual o horário mais indicado pra degustar esse bom vinho que vai me indicar!Um Abraço!!!

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 12 de agosto de 2017 às 19:53

      Adilson,
      Se você é um consumidor regular de vinhos e quer ficar ciente das melhores opções disponíveis no mercado brasileiro, só posso sugerir que acompanhe publicações e blogs como o meu, além de perfis em redes sociais como o Instagram (o meu é @luizcola) onde diversos consumidores e especialistas compartilham vinhos provados e dicas sobre onde encontrá-los.
      Espero que isso te ajude…
      Abs,
      Luiz Cola

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO