ornellaia-2014

Artista brasileiro cria garrafas especiais para o “supertoscano” Ornellaia!

  • Luiz Cola
  • 15/fev/2017
  • 0 Comentários

A safra 2014 do Ornellaia, um dos mais conhecidos supertoscanos, traz em suas garrafas um criativo toque brasileiro. O artista Ernesto Neto foi convidado pela vinícola para realizar o design de um rótulo especial para a safra e um conjunto limitadíssimo de 111 garrafas em grandes formatos.

Seguindo uma tradição iniciada alguns anos atrás pelos Frescobaldi, proprietários da vinícola localizada em Bolgheri, o projeto Vendemmia d’Artista realizado por Ernesto Neto contou com a colaboração da tribo indígena brasileira Huni kuin (ou Kaxinawá).

ornelaia-ernesto-neto

As 111 garrafas especiais desenhadas por Neto se dividem numa espécie de hierarquia, onde existe apenas um rei (1 garrafa de 9 litros, conhecida como Salmanazar), 10 “nobres” (garrafas do tipo Imperial de 6 litros) e 100 “plebeus” (garrafas Double Magnum de 3 litros).

As garrafas padrão (750 ml) também contam com a intervenção do artista brasileiro, mas apenas uma garrafa em cada caixa de seis unidades vai estampar o rótulo chamado apropriadamente de “Neto”.

Como seria de se esperar, essas verdadeiras obras de arte irão fazer parte de um leilão beneficente realizado em 27 de abril pela Sotheby’s no Museu Guggenheim de Nova York.

Fotos: Ornellaia

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO