filipa-pato-3b-rose-deitado

Direto da Taça: Filipa Pato 3B Rosé, um elegante “bruto” português!

  • Luiz Cola
  • 27/mar/2017
  • 2 Comentários

Os espumantes portugueses, conhecidos por lá como “brutos”, são pouco difundidos e valorizados em terras brasileiras, mesmo sendo detentores de ótimos atributos olfativos e gustativos, além de combinarem perfeitamente com nosso clima tropical.

Provei recentemente um desses “brutos” de Portugal que me agradou muito e merece ser destacado: o Filipa Pato 3B Rosé, produzido pela jovem e talentosa enóloga que lhe empresta o nome e que traz no sobrenome o “DNA” do mestre da Bairrada, Luís Pato.

filipa-pato-3b-rose

Elaborado pelo método tradicional (champenoise) com duas castas típicas da Bairrada, a tinta Baga (70%) e a branca Bical (30%), esse bruto rosé de Filipa Pato segue uma filosofia de cultivo de vinhas orgânicas, baixo uso de sulfitos e mínima intervenção no processo de vinificação.

O resultado desse cuidado na elaboração é um espumante de desenho muito elegante, dominado por um frescor austero, sem excessos de açúcar residual ou amargor. A acidez precisa que ele oferece permite apreciá-lo do início ao fim sem cansar o palato. Uma qualidade notável para quaisquer espumantes, sobretudo os rosés. Excelente!

Palmas para esse afável “bruto” que a Bairrada nos traz pelas mãos de Filipa Pato!

Importado por Casa Flora/Porto a Porto. Preço médio: R$80.

Publicidade

2 COMENTÁRIOS

  • Wellington Campos - 25 de abril de 2017 às 14:02

    Ótimo post fazia tempo que estava procurando algo tão esclarecedor.

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 25 de abril de 2017 às 17:07

      Obrigado Wellington!
      Espero que continue apreciando as novas postagens do blog Vinhos e mais Vinhos!
      Abs,
      Luiz Cola

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO