dia-do-vinho-tatiana-cavagnolli

Enoturismo: “Dia do Vinho” movimenta cenário vitivinícola nacional a partir de 19 de maio!

  • Luiz Cola
  • 17/maio/2017
  • 0 Comentários

O “Dia do Vinho”, celebrado com eventos diversos nas principais regiões produtoras do país, acontecerá entre os dias 19 de maio e 4 de junho. Neste ano, serão mais de 200 atrações à disposição do público espalhadas por dezenas de municípios dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Pernambuco.

“A combinação de elementos como vitivinicultura, passeios, hotelaria e gastronomia é o nosso enoturismo, que procuramos ofertar com todo brilho na programação do Dia do Vinho. A cada ano, temos novos territórios atentos ao potencial deste segmento econômico. E mais preparados para atrair e receber os turistas da uva e seus derivados em todo o Brasil”, sublinha o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho, João Leidens.

Vinhedos no Vale do São Francisco

No calendário do evento de 2017, estão contemplados desde tombos de polenta de 800 quilos, logo no primeiro fim de semana, em Monte Belo do Sul (RS), até o encerramento com orquestra de sopros, apresentações de teatro e circo e city tour a bordo de carros antigos, em Veranópolis (RS), no dia 4 de junho. Antes disso, passando por curso de harmonização no Roteiro de São Roque (SP), degustação de espumantes às margens do Rio São Francisco, no sertão nordestino, na divisa entre Bahia e Pernambuco, ou apreciando vinhos do Vale Central Gaúcho com o estímulo sensorial no distrito Recanto Maestro.

Pela primeira vez, o evento será brindado com uma cavalgada por vinhedos – iniciativa que só poderia vir da Campanha Gaúcha. E, além de um simpósio científico internacional que abordará o tema Vinho e Saúde e das atividades esportivas, para fazer plena justiça ao protagonista que dá nome ao evento, há aquelas atrações consagradas pela vontade popular: “As feiras de vinho em praças e ruas são exemplos de sucesso na programação do Dia do Vinho.

Almoço comemorativo do Dia do Vinho - Vinícola Guatambú

Almoço comemorativo do Dia do Vinho – Vinícola Guatambú

É o produto dos nossos vinhedos e vinicultores ao alcance do grande público da maneira mais festiva e acessível possível. Dois municípios que já confirmaram suas feiras para este ano tiveram excelente resultado em 2016: Farroupilha reuniu mais de 1,5 mil pessoas em dois fins de semana e Caxias do Sul vendeu 20 mil litros de vinho em três dias, para 25 mil pessoas”, revela o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá.

Essa extensa oferta de eventos é uma ótima oportunidade para todos conhecerem mais de perto os produtos, as regiões e o franco desenvolvimento da vitivinicultura nacional.

A programação completa do Dia do Vinho 2017 pode ser acessada no site www.diadovinho.com.br.

Os eventos também poderão ser acompanhados através das redes sociais com os perfis facebook.com/diadovinho, instagram.com/diadovinho2017 e marcado com a hashtag #diadovinho2017.

Crédito das fotos: Divulgação

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO