Jancis Robinson elege os 10 vinhos portugueses mais marcantes da década!

  • Luiz Cola
  • 25/out/2017
  • 1 Comentário

A aclamada crítica de vinhos britânica Jancis Robinson MW revelou nessa semana, durante uma conferência organizada em Lisboa pela Revista de Vinhos, os 10 vinhos portugueses mais marcantes para ela na ultima década.

Esse foi desafio proposto a ela pela publicação portuguesa e suas escolhas resumem com grande precisão alguns dos maiores expoentes da vinicultura de Portugal. Como seria de se esperar, o Douro é a região de maior destaque, com quatro rótulos representados (sem incluir os fortificados): Barca Velha 1999, o grande tinto da Casa Ferreirinha, produzido no Douro Superior; Poeira 2011, um blend de vinhas velhas com assinatura de Jorge Moreira; Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2005, proveniente da vinha centenária Maria Teresa; e Niepoort Batuta 2007, elaborado pelo craque Dirk Niepoort, tendo como base a vinha do Carril, com mais de 70 anos.

Do Alentejo, a lista traz o Espaço Rural Bojador Vinho de Talha 2015, um tinto feito apenas com a Trincadeira; da Bairrada, o escolhido foi o Luis Pato Vinha Barrosa 2005, proveniente de uma vinha velha com mais de 90 anos; da região do Dão, o representante é o tinto Quinta dos Roques 2007. Entre os brancos portugueses, a escolha recaiu na região dos Vinhos Verdes com o Soalheiro Primeiras Vinhas 2016, um Alvarinho elaborado em Melgaço com uvas colhidas de vinhas com mais de 40 anos.

No segmento dos fortificados, o Vinho do Porto preferido de Jancis Robinson foi o Graham’s Single Harvest Tawny Port 1972. Entre os Madeiras, o Barbeito Ribeiro Real Tinta Negra Lote 1 20 Years teve a honra de fechar a lista desses grandes rótulos lusos.

Com exceção do tinto alentejano e do Madeira listados acima, tive a oportunidade de degustar todos esses vinhos (ainda de que de outras safras) eleitos por ela. Não tenho dúvidas de que foram belíssimas escolhas!

Fonte: Revista de Vinhos

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  • marina carvalho - 25 de outubro de 2017 às 17:20

    parabens aos portugueses por nos darem este previlegio de degustar esses vinhos maravilhosos, que so voces sabem fazer,
    continuo fazendo este trabalho que e bellissimo. um pais cheio de belezas naturais e uma populaçao simples e humilde.
    um beijos a todos os portugueses-

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO