Por que chove?

  • Ilvan Filho
  • 19/maio/2015
  • 1 Comentário

Oi, pessoal. Tempinho de chuva é bom para ficar em casa curtindo um filme e uma pipoquinha. Ou um chocolate quente bem gostoso, que delícia! Mas você sabe por que a chuva chove? De onde será que ela vem?

Na verdade, não existe mistério. Quando está calor, a água dos rios, oceanos, lagos e até poças da água evapora, transforma-se num gás leve, chamado de vapor de água. Sobe para a atmosfera e vira gotas de água que formam as nuvens. Com o tempo, essas gotas de água ficam maiores e as nuvens vão ficando mais cheias e pesadas até ficarem bem sobrecarregadas quando, então, a chuva cai. Aí, tudo acontece de novo: a água que caiu da chuva evapora e vira nuvem que vai virar chuva.

A chuva aparece também trazida por frentes frias. Uma frente fria é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio, que geralmente se forma em regiões de grande contraste térmico. O ar frio e seco, mais denso, desce e empurra a massa quente e leve para cima. Se houver umidade suficiente, além das temperaturas mais baixas, a passagem da frente causa chuvas intensas, com direito a granizo, raios e trovões.

Essa conversa me deu vontade de comer um bolinho com Nescau. Estão servidos? 🙂

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  • victor - 30 de dezembro de 2018 às 11:33

    eu to com voltade de comer bolinho

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO