Mesa posta: você sabe o que é e como montar uma?

  • Lilian Nobre
  • 06/dez/2018
  • 2 Comentários

Mesa posta nada mais é do que a montagem da mesa com talheres, pratos, copos\taças para um tipo de refeição a mesa, que pode ser: café da manhã, almoço, lanche da tarde, chá ou jantar.

Sentar à mesa para fazer qualquer uma dessas refeições, tem sido cada vez mais raro nos dias de hoje, portanto, fazer com que esses momentos se tornem únicos, é muito importante para um lar.

Mesa posta não é somente sinônimo de ter vários pratos, vários talheres e taças sobre a mesa. E nem pense que isso é uma frescura, pois ter a mesa arrumada na hora da refeição te facilita na organização do servir e da retirada de todos os utensílios depois. Você pode montar uma mesa posta com que você tem em casa, para isso precisamos entender a diferença entre alguns itens.

TOALHA DE MESA

Todo mundo tem uma toalha de mesa em casa, e esse pode ser o primeiro item a compor sua mesa. Com a função de proteger a mesa, ela também ganhou espaço nas decorações. Uma cor neutra pode te facilitar na composição com os pratos e talheres.

Jogo americano tem a mesma funcionalidade das toalhas de mesa, portanto, nunca utilize os dois ao mesmo tempo. Ela surgiu para dar mais praticidade, facilidade na hora de limpar e até mesmo um requinte à sua composição. Usar jogo americano delimita os lugares, assim, se sua mesa for para 8 pessoas, e você so receberá 4, o ideal é montar apenas 4 lugares, o que com a toalha de mesa não seria tão acessível fazer, uma vez que a toalha cobre a mesa por inteiro! Jogo americano possui várias formas e texturas.

PRATOS

Todo mundo tem pratos em casa, pois é essencial para qualquer refeição, seja prato raso, fundo, de sopa ou de sobremesa. Se você adora receber pessoas em sua casa, invista em jogos com ao menos 12 lugares, isso facilita na recepção e na arrumação da mesa posta.

TALHERES

Em qualquer tipo de refeição precisamos utilizar os talheres, seja ela a mais simples até a mais elaborada! O ideal é ter um jogo de talheres com a mesma quantidade dos pratos, para quando for receber. Ter garfos, facas e colheres para sobremesa é o suficiente, para quem quer começar a montar mesa posta, basta saber agora a disposição de cada um (vou mostrar no próximo post). Não fique na ansiedade de querer ter vários modelos, comece com o que tem, e aos poucos, vai adquirindo outras opções.

GUARDANAPOS

Eles podem ser tanto de pano quanto de papel, depende muito da sua recepção e da sua escolha. Os guardanapos de pano no entanto podem ser lavados, higienizados e aproveitados para várias composições. Já o guardanapo de papel, apesar de encontrarmos no mercado alguns modelos lindos, é utilizado apenas uma vez! 

COPOS / TAÇAS

Com grande importância na composição à mesa, os copos ou taças servem desde agua ao vinho, o importante é saber o que irá servir, para saber o melhor a utilizar. Seus desenhos e formatos são variados, e por isso precisamos entender suas diferenças:

COPO – geralmente é pequeno, de forma cilíndrica e utilizamos para agua, sucos, refrigerantes…

TAÇA – normalmente é provido de pé (haste) e também de forma cilíndrica, sendo muito utilizado para vinhos, drinks, cervejas…

 

Tranquilo né?!! Vamos agora aprender a montar uma mesa linda, com esses utensílios que temos em casa?

2 COMENTÁRIOS

  • Karla - 11 de dezembro de 2018 às 17:30

    Amei o novo blog!
    Vou acompanhar!
    Poderia falar sobre os tipos de taça e quando usar – aguá, espumante, vinho branco e vinho tinto. Sucesso!!!!!!

    • Lilian Nobre

      Lilian Nobre - 12 de dezembro de 2018 às 08:35

      Obrigada querida pelo seu comentário.

      Vou preparar um post só sobre tacas!
      Grande beijo

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO