VineRobot: A tecnologia avança em benefício da qualidade das uvas nos vinhedos europeus!

  • Luiz Cola
  • 23/jan/2015
  • 0 Comentários

Um consórcio europeu formado por universidades e empresas da Espanha, França, Itália e Alemanha, está trabalhando no desenvolvimento de um pequeno robô não tripulado equipado com sensores avançados e sistemas de inteligência artificial para ajudar na gestão de vinhedos. O robô possibilita uma rápida coleta de informações relevantes, como o crescimento vegetativo, o estado hídrico, a produção e composição das uvas, entre outros dados.
O desenvolvimento deste robô é parte do projeto VineRobot, liderado pela Universidade de La Rioja e um consórcio de empresas da Espanha (Avanzare), da França (FORCE-A e Wall-YE) e da Itália (Sivis), além de uma cooperativa de viticultores de Bordeaux e da Universidade Hochschule Geisenheim, da Alemanha. 
A grande vantagem oferecida pelo projeto reside na disponibilidade da coleta de uma enorme quantidade de dados obtidos automaticamente e convertidos em mapas de fácil interpretação e transmitidos sem fio diretamente dos vinhedos.
“A robótica e agricultura de precisão podem fornecer aos produtores de uvas informações vitais para melhorar a competitividade de suas propriedades. Um robô como esse que está sendo desenvolvido  não irá substituir o produtor, mas vão facilitar tremendamente o seu trabalho, evitando que o agricultor faça a parte mais difícil no campo. Entre muitas vantagens, ele vai prever a produção de uvas e seu grau de maturação” destacou Javier Tardáguila, coordenador do projeto e pesquisador da Universidade de La Rioja e Francisco Rovira , pesquisador do laboratório de robótica agrícola.
O próximo desafio a ser vencido pela equipe de pesquisadores é fornecer ao robô autonomia suficiente para percorrer as fileiras de vinhas com segurança usando visão estereoscópica integrada com as câmeras que vão fornecer informações sobre o estado geral das plantas.
Fonte: 5 Barricas

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO