Direto da Borgonha: Geada e granizo causaram uma queda média de 25% na safra 2016!

  • Luiz Cola
  • 26/set/2016
  • 0 Comentários

Depois de duas semanas, volto da França com um cenário pouco animador sobre a safra 2016 na Borgonha. Os primeiros movimentos da colheita confirmam os temores dos produtores e constatam que as fortes geadas e as tempestades de granizo causaram danos severos às vinhas durante a vital fase de crescimento dos cachos.

De acordo com dados do Bureau interprofessionnel des Vins de Bourgogne (BIVB), depois de sofrer com essas condições climáticas tão adversas, a Borgonha deverá ter uma queda de produção equivalente a um quarto (25%) de tudo o que foi produzido no ano anterior.

DSC04478
As preciosas vinhas de Puligny-Montrachet amargaram grandes perdas em 2016…

Mas essa queda foi muito mais intensa em algumas áreas, especialmente na Côte de Beaune. Durante uma visita a Guy Bocard, produtor de Mersault, ele me confidenciou que suas perdas chegaram aos 95% e que alguns outros desafortunados da região sequer terão uvas para colher neste ano.

Apesar de tudo, algumas regiões escaparam dos efeitos desse clima tão ruim e irão prover um pouco da preciosa matéria-prima necessária para elaborar alguns dos mais elegantes e admirados vinhos do planeta.

Só nos resta desejar que a baixa quantidade de uvas disponíveis em 2016 seja recompensada por uma grande qualidade no vinho resultante delas!

Ao longo da semana trarei um pouco mais sobre essa viagem pela Borgonha… Santé!!!

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO