Pesquisa científica sugere que o vinho tinto auxilia na saúde bucal!

  • Luiz Cola
  • 23/fev/2018
  • 0 Comentários

Uma nova pesquisa científica publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, encontrou evidências de que o vinho tinto, mais especificamente seus polifenóis (antioxidantes naturais presentes na uvas), são aliados importantes na saúde bucal, combatendo cáries e doenças periodontais (que afetam as gengivas). Esses benefícios decorrentes do consumo de vinho tinto já haviam sido descritos antes, mas essa pesquisa reforça significativamente essa questão. Para aqueles que não apreciam vinhos tintos, resta saber que existem outras bebidas ricas em polifenóis como  o café, o chá verde e a cidra.

Os pesquisadores testaram os efeitos de dois polifenóis presentes no vinho tinto em bactérias que se apegam aos dentes e gengivas causando placas dentárias, cavidades e outras doenças bucais. Eles descobriram que os polifenóis do vinho reduziram significativamente os danos causados pelas bactérias. Combinados com o Streptococcus dentisani (probiótico oral que estimula o crescimento de bactérias boas), os polifenóis foram ainda mais eficazes para inibir o crescimento dessas bactérias ruins.

No entanto, os pesquisadores advertem que essas conclusões devem ser vistas com certo cuidado, não se configurando num “sinal verde” para beber vinho tinto em maiores quantidades. Apesar de seus polifenóis benéficos para a boa saúde bucal, os níveis de acidez e açúcar contidos no vinho podem gerar efeitos negativos no esmalte dos dentes.

Fonte: The Drinks Business

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO