Direto da Taça: Le Soula Blanc 2011, um versátil blend de altitude no Languedoc-Roussillon!

  • Luiz Cola
  • 05/mar/2018
  • 0 Comentários

O Domaine Le Soula está situado nas Côtes Catalanes (região francesa do Languedoc-Roussillon), bem perto da fronteira com a Espanha. Capitaneado pelo conhecido enólogo Gérard Gauby, o domaine surgiu em 2001. a partir da descoberta de vinhas antigas nos terrenos de altitude dos Fenouillèdes. Com o apoio de sócios ingleses, especializados no comércio de vinhos da França, Gauby deu partida nesse projeto vinícola seguindo sua orientação orgânica e biodinâmica, sem o uso de pesticidas ou fertilizantes químicos, e respeitando os ritmos da natureza.

É nesse contexto que surgiu o Le Soula Blanc, um branco exuberante e muito particular, cuja composição provém da alquimia de nove castas (35% Sauvignon Blanc, 25% Vermentino, 20% Grenache Blanc, 6% Marsanne – Roussanne, 5% Chardonnay, 5% Macabeu e 4% Malvoisie du Roussillon – Grenache Gris, cujas vinhas possuem idades que variam entre 8 e 111 anos!

Por conta dessa peculiar mescla de castas, o Le Soula foi vinificado e amadurecido de diferentes formas ao longo de 21 meses. A maior parcela (55%) estagiou em velhos barris de carvalho com 500 litros de capacidade, 22% em tanques de inox, 18% em tonéis de carvalho novo de 2000 litros e os demais 5% em barricas de 500 litros de segundo uso.

O resultado final dessa elaboração tão meticulosa e cheia de especificidades, é um vinho branco dotado de muito elegância, alguma complexidade e capaz de se mostrar bastante versátil no momento de ser bebido. Ele se mostrou apto para ser apreciado sem preocupações, apenas para refrescar, mas com potencial para fazer um belo papel à mesa, harmonizando com pratos leves que tenham inspiração na culinária mediterrânea, particularmente, frutos do mar.

Um belo achado da jovem importadora Wines4U, cujo custo não extrapola os limites do bolso da maioria dos enófilos. Recomendo!

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO