Vinhedos de Bordeaux são devastados por chuva de granizo!

  • Luiz Cola
  • 31/maio/2018
  • 0 Comentários

Milhares de hectares de vinhedos na região francesa de Bordeaux foram duramente atingidos por uma tempestade de granizo “sem precedentes” nessa semana. A catástrofe foi tão extensa que já criou incerteza sobre a colheita desse ano em algumas áreas mais atingidas.

De acordo com a FGVB (Fédération des Grands Vins de Bordeaux), mais de 7.100 hectares de videiras foram danificados, sendo que quase a metade (3.400 ha) tiveram perdas na faixa dos 80%, comprometendo a safra de 2018 e, provavelmente, uma parte da safra de 2019. Considerando as perdas já verificadas em 2017 por conta das fortes geadas na primavera, os produtores de Bordeaux vão enfrentar mais uma safra complicada nesse ano.

O FGVB associou o aumento de eventos climáticos extremos na região de Bordeaux nos últimos anos com o aquecimento global. Os  meteorologistas já emitiram alertas de que novas tempestades podem estar a caminho da região. Diante desse cenário, a entidade está requisitando que o governo francês promova reformas no setor agrícola, especialmente em termos de política fiscal, para melhor apoiar os vitivinicultores diante desses eventos.

As áreas mais nobres e famosas da região (Margaux, Pauillac, Saint-Julien e St-Estèphe) do Médoc não foram muito afetadas, mas grandes áreas do Haut-Médoc, da Côte de Bourg, de Blaye e (em menor escala) de Pessac-Léognan, sofreram perdas significativas.

Ficamos na torcida para que a extensão dos dados seja a menor possível e que as previsões de novas tempestades na região não se confirmem.

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO