Alejandro Vigil conquista 100 pontos para dois vinhos da Argentina!

  • Luiz Cola
  • 06/jul/2018
  • 0 Comentários

Muitos enólogos espalhados pelo mundo almejam receber o mérito de ter um de seus vinhos avaliado com 100 pontos pelas revistas especializadas (especialmente da Wine Advocate), mas o enólogo argentino Alejandro Vigil foi além nesse quesito: conseguiu a façanha de conquistar 100 pontos para dois de seus vinhos elaborados na Argentina: o Gran Enemigo Gualtallary Cabernet Franc Single Vineyard 2013 (um projeto pessoal) e o Catena Zapata Adrianna Vineyard River Stones 2016.

A Wine Advocate, que durante décadas foi comandada por Robert Parker, mas que atualmente está dividida entre as taças de vários críticos, sempre foi muito parcimoniosa com as avaliações de vinhos sul americanos. Desta vez, Luís Gutiérrez, crítico espanhol responsável pela análise dos vinhos da Espanha, Argentina e Chile para a publicação foi convencido da “perfeição” desses vinhos e atribuiu-lhes a nota máxima: 100 pontos!

Essa conquista de Alejandro Vigil como enólogo, da Catena Zapata como vinícola, e de Mendoza como território de origem desses vinhos, foi muito comemorada por todos os envolvidos e traz os vinhos argentinos para o centro das atenções mais uma vez.

Ainda que seja necessário ter um olhar de certo relativismo nessa questão de notas, temos de reconhecer que é um feito e tanto que conquistado por esses vinhos e isso merece ser divulgado. Parabéns a Alejandro Vigil, a Catena Zapata, a Mendoza e toda a Argentina!

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO