Niepoort lança Porto Vintage de 155 anos!

  • Luiz Cola
  • 02/ago/2018
  • 0 Comentários

A Niepoort, tradicional produtora de vinhos do Porto, acaba de lançar uma edição especialíssima de seu vintage mais antigo, da longínqua safra de 1863, um vinho com nada menos que 155 anos de idade!

Esse raro fortificado é fruto de uma parceria com a fabricante francesa de cristais Lalique, que desenhou um pequeno lote de cinco decanters exclusivos para armazenar esse precioso vintage. Cada unidade tem gravado o nome das cinco gerações da família fundadora da vinícola, os van der Niepoort.

Pipas antigas nas caves da Niepoort

Fundada por Francisco Marius van der Niepoort em 1863, a empresa afirma que esse vinho é, “possivelmente o vinho fino mais antigo do mundo” disponível para venda no mercado.

A primeira das cinco unidades do “Niepoort Lalique Vintage 1863” deverá ser leiloado em Hong Kong no dia 3 de novembro deste ano. Cada um desses decanters foi numerado e preenchido com o conteúdo da última garrafa em formato grande (11 litros), conhecida como “demijohn“, engarrafada em 1905 na adega Niepoort, na cidade do Porto.

O design do decanter foi baseado nesse garrafão original de 11 litros e produzido através de um dos mais antigos métodos de fabricação de vidro: a cire perdue (cera perdida). Para finalizar o conjunto, cada um dos decanters vem acondicionado num sofisticado gabinete de madeira (ébano) feito sob medida com incrustações de cristal Lalique na forma de uva.

Até o momento, nenhuma estimativa de valor dessa joia vínica foi revelada pela Acker Merrall & Condit, responsável pelo leilão , mas certamente será objeto de disputa entre colecionadores por alguns milhares de dólares.

Fonte: The Drinks Business

 

Publicidade

0 COMENTÁRIOS

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO