Biblioteca: Dork Cork, Loucos por vinho!

  • Luiz Cola
  • 23/jan/2019
  • 2 Comentários

Mais um interessante título sobre vinhos chega ao mercado brasileiro já traduzido para o português pela editora SESI-SP: Dork Cork, Loucos por vinho! O longo título da versão original nos dá uma impressão um pouco mais clara sobre o que isso significa: “A Wine-Fueled Adventure Among the Obsessive Sommeliers, Big Bottle Hunters, and Rogue Scientists Who Taught Me to Live for Taste”, algo como “Uma aventura movida a vinho entre sommeliers obsessivos, caçadores de grandes rótulos e cientistas que me ensinaram como degustar”, em tradução livre.

O termo “Dork Cork” escolhido pela autora, a jornalista americana Bianca Bosker, refere-se aos grandes sommeliers de Nova York que lidam com as garrafas de vinho mais caras e exclusivas do mundo nos restaurantes e empresas onde trabalham. O foco da autora era mergulhar nesse ambiente meio maníaco e sedutor do mundo do vinho, justamente para desmistificá-lo e compartilhar sua experiência durante essa jornada, inclusive trabalhando como sommelière.

Bianca Bosker em uma de suas provocações ao mundo elitizado do vinhos…

Mergulhada nesse ambiente por 18 meses, Bianca Bosker desvendou as diversas facetas que o cercam: os grupos privados de degustação, os exclusivos restaurantes de Nova York, as vinícolas californianas de produção em larga escala, até o laboratório de um neurocientista e suas máquinas sofisticadas capazes de revelar todos os “segredos” de um vinho. Tudo isso para tentar descobrir uma resposta para uma pergunta também ouço (e tento responder) com frequência: O quê o vinho tem de tão especial?

As respostas e conclusões publicadas pela autora em seu livro geraram uma série de polêmicas no meio do vinho, capazes de gerar muitas críticas, mas de também obter muitos apoiadores, algo absolutamente compreensível quando tratamos de um tema que move tantas paixões. O jeito é ler o livro e tirar nossas próprias conclusões. É o que pretendo fazer!

Publicidade

2 COMENTÁRIOS

  • Marcus - 25 de janeiro de 2019 às 07:06

    Luiz, finalizei o livro ontem e achei a leitura muito boa! Recomendo!

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 25 de janeiro de 2019 às 11:54

      Olá Marcus,
      Fico satisfeito de saber que apreciou o livro.
      O meu está na “fila” de leitura!
      Abs,
      Luiz Cola

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO