Pró-Vinho, uma iniciativa inédita para aumentar o consumo da bebida!

  • Luiz Cola
  • 05/fev/2019
  • 2 Comentários

Com o objetivo de aumentar o consumo e a cultura do vinho no Brasil, as entidades ABBA (Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Bebidas), ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) e ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) se uniram a profissionais de diferentes áreas do mundo do vinho para criarem a Pró-Vinho, uma iniciativa interprofissional que vai desenvolver estratégias capazes de atrair novos consumidores e aumentar a frequência com que apreciadores esporádicos consomem a bebida.

A atuação da Pró-Vinho se dará de forma direta e democrática. Em reuniões mensais as entidades e especialistas envolvidos vão formatar ações e criar materiais destinados a comunicar sobre o vinho e fomentar seu consumo.

É simples: qualquer estabelecimento ou profissional terá acesso às campanhas e peças criadas pela Pró-Vinho. Basta se cadastrar na plataforma (www.provinho.org.br), acessar os materiais, baixar aqueles que mais interessam e colocá-los em prática. A plataforma também vai disponibilizar informações de mercado, notícias atualizadas e dados do setor para apoiar a cadeia como um todo. O conceito e as peças da primeira campanha estão em fase de finalização e em breve serão divulgados e disponibilizados no site.

No lançamento da Pró-Vinho, Adilson Carvalhal Júnior, presidente do conselho da ABBA, afirmou ser prematuro prever quanto o consumo pode crescer com o trabalho da Pró-Vinho, mas com a união dos elos da cadeia do vinho, “temos mais capacidade e potencial para fazer com que este mercado de fato comece a crescer”.

Marcio Milan, superintendente da ABRAS, chamou a atenção para a importância dos supermercados como um dos principais canais para divulgar o vinho. Diariamente, 27 milhões de pessoas entram nesses estabelecimentos, o que coloca as gôndolas como um espaço importante para a comercialização de vinhos.

Em seu discurso, Oscar Ló, presidente do IBRAVIN, destacou que, no passado, a indústria nacional já viu o vinho importado como concorrente direto, mas que os tempos mudaram. “Estamos todos juntos, buscando o objetivo único, que é o aumento de consumo”, afirmou Ló.

Percival Maricato, fundador da ABRASEL, definiu a Pró-Vinho como “um passo importante para a solução dos grandes problemas do vinho”. “Precisamos aproximar as pessoas do vinho. Nosso objetivo é ampliar a familiaridade com a bebida e o consumo entre os brasileiros, que bebem menos de dois litros de vinho por ano”, resume Marcio Marson, idealizador da iniciativa.

Quem forma a Pró-Vinho

Aliados à ABBA, à ABRAS, ao IBRAVIN e à ABRASEL estão alguns dos principais importadores, vinícolas, especialistas, consultores e jornalistas do setor, compondo o time que mensalmente se reunirá para desenvolver estratégias e campanhas para o segmento.

Fonte: CH2A Comunicação

Fotos: Guilherme Bessa

Publicidade

2 COMENTÁRIOS

  • Sergio wagner - 6 de fevereiro de 2019 às 07:24

    Sou enófilo desde 1998, fiz varias cursos na abs-sp, participo e varias confrarias, sou professor e palestrante na área de mkt e vendas. Gostaria de participar da Pro-vinhos

    • Luiz Cola

      Luiz Cola - 8 de fevereiro de 2019 às 07:47

      Sérgio,
      Acesse o site da Pró-vinho indicado no post e inscreva-se. Em breve eles irão entrar em contato.
      Abs,
      Luiz Cola

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO